domingo, 24 de abril de 2016

O som: “perceber” além de ouvir

Autora: Mt. Augusta Brancaccio

Você já parou para pensar em todos os sons que escuta desde a hora que acorda até a hora em que vai se deitar?
Esta é uma pergunta difícil de responder, assim, de imediato. Talvez você nem se lembre ou cite alguns poucos. Isto porque a nossa atenção é voltada para apenas algumas sonoridades que nos chamam a atenção. Alguns sons serão recordados. Mas isso depende da nossa atenção que os conduzirá à memória imediata, a de médio e até de longo prazo. Os sons, assim como as imagens, possuem conexão com as nossas emoções.
Bem, o que proponho hoje é trabalhar um pouco sua percepção sonora. E por quê? Simplesmente porque desenvolver a percepção sonora da à oportunidade de estamos aqui e agora, de eliminarmos, na medida do possível, os sons desagradáveis e pode até salvar nossa vida. Proponho um exercício simples: desenhe três círculos concêntricos. Dentro do círculo menor escreva todos os sons que você percebe que estão mais próximos de você. No espaço entre o primeiro e o segundo, os sons mais longínquos, da sua rua, por exemplo e no espaço entre o segundo e o terceiro, os mais distantes que conseguir perceber. Você irá se surpreender com quantos sons você convive diariamente! Fazendo esse exercício, você estará trabalhando sua percepção sonora e poderá apreciar melhor o som a sua volta. E irá se surpreender ao perceber um canto de passarinho que nem notava...
Agora vamos filtrar os excessos e o ruído. Você está tem mais de um aparelho sonoro ligado? Desligue um deles! Dois aparelhos sonoros (TV e rádio) ligados simultaneamente causam enorme estresse e desgaste energético, pois a atenção fica saltando de um a outro de forma intermitente!
Para aqueles sons que vem de fora e nos agridem, contra os quais nada podemos fazer, tenho uma sugestão: protetores auriculares. Mas lembre-se de higienizá-los a cada uso a fim de evitar infecções.
Bem, agora que você selecionou na sua casa alguns sons para os quais você dirigirá sua atenção que tal ouvirmos alguns sons de “Tito La Rosa” ( Sound Healer = o curador pelo som)? 





Sobre a autora: 


(clique na imagem para visualizar)

Um comentário: